Bolsas térmicas facilitam retirada do leite para mães que amamentam

13/08/2024 16:35

Mães que amamentam podem receber um kit para facilitar o armazenamento do leite enquanto precisam sair para trabalhar ou estudar. As bolsas garantem a qualidade no transporte do leite e podem ser retiradas na unidade de saúde de referência da família. Contêm kits com cinco frascos de vidro e dois gelos reutilizáveis rígidos para manter o leite congelado. 

A ideia é incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e como complementação alimentar, por livre demanda, até os dois anos de idade. Conforme a área de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, o leite materno é reconhecidamente o melhor alimento para os bebês, que não precisam ser desmamados ao ingressarem na escola ou quando a mãe retorna ao trabalho. 

No momento da solicitação, é realizada orientação sobre extração, armazenamento e transporte do leite humano. Os profissionais de saúde podem realizar avaliação da carteira de vacinação, dão informações de planejamento familiar e oferecem testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis.  

As secretarias de Saúde e Educação mantêm capacitações periódicas junto aos profissionais a respeito da importância da amamentação e de como orientar as mulheres que querem continuar amamentando após a volta ao trabalho. Também foi criado curso EAD com dez aulas a respeito do tema e do acesso ao kit.

Agosto Dourado – O projeto está entre as estratégias para incentivar a amamentação, que recebe um mês de destaque no Agosto Dourado, criado para enfatizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ideia é destacar a importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês, considerado “padrão ouro”. 

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins