Campanha do projeto A Hora é Agora divulga acesso a autotestes de HIV
Porto Alegre está entre as cinco capitais do paÃs que recebeu peças publicitárias do projeto A Hora é Agora para incentivar, divulgar e levar informações sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissÃveis (IST) à população. O material contém informações sobre como receber o autoteste gratuito de HIV de três formas fáceis, sigilosas e gratuitas.
A divulgação é feita em pontos de ônibus, shoppings e outros espaços públicos, além de distribuição de cartões flyers, cartazes e mÃdia em rede social. As demais cidades participantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).
Embora a campanha tenha como público-alvo homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trabalhadoras do sexo, mulheres trans e travestis, a ideia é que as publicidades também possam alcançar outras pessoas que procuram informações sobre o autoteste de HIV.
Isso porque a campanha tem o propósito de trazer uma linguagem jovem, com visual colorido, despojado e uma ilustração leve e chamativa que transmita a ideia de alguém que cuida da sua saúde e está feliz em poder compartilhar informações e experiências com outras pessoas ao seu redor, abarcando o conceito de autonomia, saúde, qualidade de vida e afirmação.
Como pedir o autoteste -Â As pessoas devem acessar o site ahoraeagora.org/autoteste, realizar um cadastro e escolher a forma como gostaria de recebe-lo.
São três opções disponÃveis:
1) Receber em qualquer lugar, com a entrega sendo feita pelos Correios, em caixa discreta, no endereço que a pessoa informar;
2) Retirar, usando um código secreto, no armário digital localizado no Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545);
3) Retirar o autoteste no Centro de Saúde Navegantes de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, 2º andar, bairro Navegantes), fone (51) 98329-3177, ou marcar dia e hora para fazer a testagem presencial.
Sobre o projeto - Desenvolvido desde 2015 em Curitiba e expandido para Porto Alegre, Campo Grande, Florianópolis e Fortaleza, o projeto A Hora é Agora tem como objetivo principal apoiar as unidades de saúde na ampliação da testagem e tratamento imediato para o HIV e outras infecções sexualmente transmissÃveis, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do autocuidado.Â
O projeto A Hora é Agora faz parte de um acordo de cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Fundação para o Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América, com recursos do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para AlÃvio da Aids, em parceria com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente TransmissÃveis, do Ministério da Saúde, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Organizações da Sociedade Civil.
Â
Andrea Brasil