Campanha incentiva o teste de infecções sexualmente transmissíveis em parceiros de gestantes

15/12/2021 09:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é estimular a realização dos exames para detecção de HIV, sífilis e hepatite viral

Com o objetivo de incentivar a testagem rápida dos parceiros sexuais de grávidas e reduzir a infecção desse grupo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lança a campanha Não basta ser pai, tem que testar!. A ideia é estimular a realização dos exames para detecção de HIV, sífilis e hepatite viral. A testagem é oferecida de forma gratuita em todas as 133 unidades de saúde e em três Centros de Testagem e Aconselhamento (confira os endereços abaixo).

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde, divulgado no início deste mês, Porto Alegre é a cidade com a maior taxa de detecção de HIV em grávidas em todo o país, com cerca de 17,1 casos para cada 1 mil nascidos vivos. Dados do Ministério da Saúde também apontam que Porto Alegre possui a maior taxa de sífilis congênita - quando a mãe transmite a doença ao bebê durante a gestação. Neste último, a incidência é de 32,2 para cada 1 mil nascidos vivos. “Um dado que nos preocupa muito e que precisa ser modificado”, destaca a médica ginecologista e obstetra Denise Loureiro Pedroso, assessora técnica da Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Tuberculose (Caist) da SMS.

Conforme Denise, é preciso que o parceiro sexual da gestante realize os testes para iniciar o tratamento o mais rápido possível e, assim, evitar a infecção e reinfecção da parceira, no caso da sífilis. “Com a gravidez, muitas mulheres deixam de usar e exigir o uso do preservativo e acabam se infectando. Por isso, é fundamental que o companheiro faça o teste. Se o resultado do exame de HIV der positivo, é possível fazer a profilaxia pós-exposição na gestante até 72 horas”, conclui.           

De acordo com médica, se não tratada, a sífilis pode ocasionar aborto, surdez, cegueira, malformações diversas e até retardo mental no feto. Já o HIV e a hepatite podem ser transmitidas para o bebê durante a gestação, parto e, em alguns casos, durante a amamentação. “Muitas mulheres têm ISTs durante a gravidez e não sabem. Algumas pacientes ficam espantadas quando são examinadas e descobrem que foram infectadas na gestação. A maioria acha que está protegida pelo fato de estar grávida”, completa. 

Locais para testagem rápida na capital:

• 133 unidades de saúde - confira os endereços aqui

• Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta – Rua Capitão Montanha 27, quinto andar, da 8h as 11h30 e das 13h às 16h30. Exceto quinta-feira, que é das 8h às 9h30.

• Centro de Testagem e Aconselhamento Ambulatório de Dermato Sanitária - Av. João Pessoa, 1327- de segunda a sexta-feira,  das 9h às 11h e das 14h às 16h.

• Centro de Testagem e Aconselhamento Sanatório Partenon  - Av. Bento Gonçalves, 3722, segunda e quarta-feira, das 8h às 11h, e sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30.

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes