Cancelada ação da campanha Setembro Verde para incentivar doação de órgãos
Foi cancelada devido à chuva intensa a ação desta quarta-feira, 25, em frente Hospital de Pronto Socorro (HPS) para estimular o público a doar órgãos. Das 10h à s 16h, o 9º Tabelionato de Porto Alegre estaria no local para fazer a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos à s pessoas interessadas. A atividade é motivada pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, lembrado dia 27, na campanha Setembro Verde.Â
Representantes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, setor responsável por coordenar tais ações no HPS, também estariam no local. São eles que fazem a identificação do potencial doador, passando pela entrevista familiar, suporte e acompanhamento.Â
Desde 2022, qualquer pessoa pode manifestar em cartório, gratuitamente, o desejo de ser doador de órgãos. Mesmo com a declaração feita em vida, avisar os familiares do desejo de ser um doador é essencial, porque a decisão final é da famÃlia.
De janeiro a agosto deste ano, o HPS notificou à  Central de Transplantes do Rio Grande do Sul nove doadores de órgãos. Em todo o ano de 2023, o número chegou a 17. A redução observada nas doações foi motivada por um  aumento das contraindicações médicas.
Destaca-se que, para ser doador, a pessoa precisa sofrer morte encefálica, cuja comprovação na legislação brasileira deve ser efetuada a partir de exames clÃnicos criteriosos e atestado de três médicos. No entanto, o HPS já está apto a realizar a captação de córneas em pacientes que tiveram óbito por parada cardiorrespiratória.
Em média, é possÃvel utilizar três órgãos por doador, além de tecidos como pele e córneas.Â
Â
Andrea Brasil