Capital abre mais 20 leitos clínicos para atendimento de adultos
Porto Alegre passará a contar a partir desta sexta-feira, 20, com novos leitos para atendimento de adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com os hospitais da Capital para ampliar a capacidade de atendimento em um momento de crescimento das doenças respiratórias. As 20 vagas de enfermaria serão oferecidas pelo Hospital Independência, que fica localizado na Zona Leste da cidade.
De acordo com o diretor adjunto de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, Francisco Isaias, os leitos ajudam a desafogar as urgências e emergências, possibilitando o atendimento de mais pessoas. “Com a chegada do frio, aumenta a incidência de doenças respiratórias e consequentemente a necessidade de mais vagas disponíveis”, conclui.
Para evitar a superlotação da rede hospitalar, a orientação é que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária.
“Estamos unindo esforços para ajudar a suprir a demanda de internações em Porto Alegre. Com as novas vagas, a Capital já soma 121 leitos abertos, entre adultos e pediátricos, ao longo do mês de maio”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
Leitos inaugurados em maio na Capital:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - entregues em 2 de maio
20 leitos de internação pediátrica, totalizando 50 leitos
12 leitos de observação pediátrica, totalizando 20 leitos
6 leitos de UTI pediátrica, totalizando 16 leitos
Hospital Restinga e Extremo Sul - entregues em 2 de maio
29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40 leitos
4 leitos de observação pediátrica, totalizando 12 leitos
Hospital Vila Nova - entregues em 17 de maio
30 leitos em nova enfermaria pediátrica
10 leitos de observação em nova emergência pediátrica
Hospital Independência - entregues em 20 de maio
20 leitos enfermaria adulto
Lissandra Mendonça