Capital amplia para 19 anos a faixa etária da vacinação contra Covid-19

20/08/2021 08:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Aplicação da primeira dose será mantida em 12 unidades de saúde e no drive híbrido do Bourbon Wallig

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira, 20. Podem buscar os pontos de vacinação todos os porto-alegrenses com 19 anos ou mais. A aplicação das doses segue em 12 unidades de saúde e no drive-thru híbrido do Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1500 - Cristo Redentor). A faixa etária será mantida também no sábado e domingo. A ampliação será realizada com doses remanescentes de faixas anteriores. Na faixa etária de 19 anos a população a ser imunizada é de 16.460 pessoas.

A aplicação da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses). Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

Documentos - Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para os cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente, é preciso levar certidão de nascimento ou documento de guarda e comprovação da deficiência permanente. Gestantes precisam de documento que comprove a gestação (exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal) e puérperas, documento que comprove o puerpério (registro de alta hospitalar ou certidão de nascimento da criança). Já as lactantes devem apresentar documento de comprovação que contenha a data de nascimento da criança.

Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já para o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc – exceto Síndrome de Down). No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

Segunda dose - A aplicação da segunda dose segue disponível em 31 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. O drive thru do Bourbon Wallig também estará aplicando segunda dose de AstraZeneca e Coronavac. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: pessoas com 19 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 12 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).
Onde: 12 unidades de saúde - Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Belém Novo, Camaquã, Glória (Igreja N. Sra. da Glória), Clínica da Família IAPI, Moab Caldas, Modelo, Morro Santana, Santa Cecília, Santa Marta e São Carlos e drive-thru híbrido do Bourbon Wallig (a partir das 9h)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras 1, São Carlos e Tristeza)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: 13 unidades de saúde - Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Belém Novo, Camaquã, Glória (Igreja N. Sra. da Glória), Clínica da Família IAPI, Moab Caldas, Modelo, Morro Santana, Panorama, Santa Cecília, Santa Marta, São Carlos + drive-thru híbrido do Bourbon Wallig (a partir das 9h)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para a unidade Bananeiras)

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
Onde: 31 unidades de saúde - Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Bananeiras, Barão de Bagé, Belém Novo, Camaquã, Chácara da Fumaça, Cristal, Diretor Pestana, Glória (Igreja N. Sra. da Glória), Clínica da Família IAPI, Ilha da Pintada, Jardim Leopoldina, Navegantes, Milta Rodrigues, Moab Caldas, Modelo, Moradas da Hípica, Morro Santana, Panorama, Parque dos Maias, Passo das Pedras 1, São Cristóvão, Santa Cecília, Santa Marta, Santo Alfredo, São Carlos, Sarandi, Tristeza, Vila Ipiranga, Vila Jardim + 20 farmácias parceiras + drive-thru híbrido do Bourbon Wallig (a partir das 9h)
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, São Cristóvão e Vila Jardim)
Horário: 10h às 19h

O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas ou mais
Onde: 4 unidades de saúde - Bananeiras, IAPI, Tristeza e Passo das Pedras
Horário: 8h às 17h

Neemias Freitas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes