Capital aplica 185 doses de reforço em idosos neste sábado

11/09/2021 16:08
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Dona Maria Anna Ziegler Miguel, 93 anos, foi a primeira a receber a dose de reforço na Capital

No primeiro dia de aplicação da dose de reforço na Capital, neste sábado, 11, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 185 idosos institucionalizados. Foram 108 doses aplicadas no Spaan, no bairro Nonoai, e 77 no Asilo Padre Cacique, no Praia de Belas. A imunização ocorreu das 9h às 12h.

Dona Maria Anna Ziegler Miguel, 93 anos, residente do Padre Cacique, foi a primeira a receber o reforço na Capital. No dia 19 de janeiro, ela já havia sido a primeira a ser imunizada contra a Covid-19 no município. 

Seguindo determinação do Governo do Estado, podem receber a terceira dose, nesta etapa, apenas residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) maiores de 60 anos e que já completaram o esquema vacinal (duas doses ou dose única, dependendo da fabricante) há, no mínimo, seis meses. Por isso, foi montado um esquema especial de vacinação, em que as equipes volantes de saúde se deslocam até os ILPIs para a aplicação das doses. 

Nessa sexta-feira, 10, a Capital recebeu 9.516 doses destinadas exclusivamente para aplicação da terceira dose. De acordo com o Ministério da Saúde, será utilizada somente a vacina da Pfizer/BioNTech para a imunização deste público.

A programação da próxima semana ainda está sendo definida. As gerentes distritais irão agendar a data diretamente com as ILPIs, conforme a data de realização da segunda dose.

Luize Baini

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes