Capital aplica 3.150 doses contra Covid-19 neste sábado

12/06/2021 18:06
Cesar Lopes / PMPA
Saúde
Nos três drive-thrus, foram 2.261 aplicações

Um total de 3.150 doses de vacinas contra Covid-19 foi aplicado neste sábado, 12, nos cinco pontos de atendimento oferecidos pela prefeitura. O quantitativo inclui primeiras e segundas doses das vacinas Astrazeneca e Pfizer. Nas unidades de saúde, o movimento foi constante, com a aplicação de 889 doses, 559 na Tristeza e 330 na Assis Brasil. Nos três drive-thrus, foram 2.261 aplicações, sendo 557 no Big Barra Shopping Sul, 917 no Big Sertório e 787 na PUCRS.  

Neste domingo, 13, o atendimento ocorre na unidade móvel de saúde, das 9h às 13h, que estará na Escola Estadual de Ensino Médio Antão de Faria (rua Bom Jesus, 505), bairro Bom Jesus. A primeira dose contra Covid-19 segue disponível para mulheres de 54 anos, pessoas com 55 anos ou mais e demais grupos que vêm sendo imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde: profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.

Documentos: pessoas com 55 anos ou mais e mulheres de 54 anos têm de apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre para receber a dose. Para profissionais da educação, é necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Para segunda dose, documento de identidade e carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. 

Domingo, dia 13
Doses 1 e 2 da vacina Astrazeneca/Fiocruz

Onde: Unidade Móvel de Saúde 
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Escola Estadual de Ensino Médio Antão de Faria (rua Bom Jesus, 505), bairro Bom Jesus 
Público dose 1: mulheres de 54 anos, pessoas de 55 anos ou mais, profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos
Público dose 2: pessoas que fizeram a primeira aplicação há mais de 12 semanas

Comprovação:
Pessoas com comorbidades: atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo.
Pessoas com deficiência (PCD): documento que comprove a deficiência. Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento para PCD.

Gripe - Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

Confira dados do vacinômetro de Porto Alegre.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins