Capital faz nova ampliação de horários em unidades de saúde

11/04/2022 08:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Já são 11 locais funcionando em horário ampliado em 2022

Mais quatro unidades de saúde de Porto Alegre irão ampliar o horário de atendimento à população. A partir de segunda-feira, 11, Diretor Pestana, Morro Santana e Navegantes passam a funcionar das 7h às 22h. Para vacinação contra Covid-19, no entanto, o funcionamento ocorre até as 21h. Já a Timbaúva atenderá das 7h às 19h.

Com isso, já são 11 locais funcionando em horário ampliado em 2022, sete dos quais começaram o atendimento em março. A mudança faz parte de uma série de ampliações programadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para garantir o acesso a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento.

A ação é baseada no Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. “Aderimos à iniciativa pensando no cidadão que não consegue comparecer aos postos em horário comercial. Com isso, contemplamos um número muito maior de pessoas”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer.

Saúde na Hora - Em março, outros sete serviços também estenderam o horário. No dia 3, as unidades de saúde 1º de Maio e São José ampliaram o atendimento em uma hora, passando a funcionar das 7h às 22h e das 7h às 19h, respectivamente. No dia 7, foi a vez da Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga, e da Unidade de Saúde Moab Caldas, no Santa Tereza, que agora funcionam das 7h às 22h. A Clínica da Família Campo da Tuca, no bairro Partenon, e a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, na Restinga, passaram a atender das 7h às 22h no dia 14, e no dia 28 foi a vez da Unidade de Saúde Sarandi.

Novos locais com atendimento ampliado:
- Diretor Pestana (7h às 22h) - rua Dona Teodora, 1016, bairro Farrapos
- Morro Santana (7h às 22h) - rua Marieta Menna Barreto, 210, bairro Protásio Alves
- Navegantes (7h às 22h) - avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, bairro São Geraldo
- Timbaúva (7h às 19h) - rua Sebastião do Nascimento, 1050, bairro Mário Quintana

Leia mais: Saúde amplia ações para incentivar vacinação da segunda dose em crianças

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes