Capital promove ações de saúde pelo Mês das Hepatites Virais
Porto Alegre é a capital do paÃs com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2020. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, e promove ações para intensificar a testagem e o vÃnculo ao tratamento de grupos prioritários.Â
Nesta quarta-feira, 13, a programação inclui testagem e aconselhamento no Restaurante Popular, das 10h à s 13h, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Na quinta, 14, haverá conversa de sensibilização no Quilombo Santa Luzia, das 14h à s 16h. Já no domingo, 17, a ação será realizada durante a Parada de Luta, em horário a ser definido. A programação faz parte da estratégia Teste e Trate, criada pela Coordenação de Atenção a Infecções Sexualmente TransmissÃveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS.Â
Público prioritário – Pessoas acima de 40 anos, portadores de diabetes e pessoas que tiveram exposição a sangue e derivados, seja por transfusão de sangue antes de 1993, hemodiálise, uso de drogas ou procedimentos estéticos como piercing e tatuagem, pessoas privadas de liberdade, pessoas que vivem com HIV, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua.Â
A testagem rápida está disponÃvel de segunda a sexta-feira para toda a população em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27.Â
Confira a programação:
- 13/07 – 10h às 13h: Restaurante Popular (rua Garibaldi, 461) - testagem e aconselhamento, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pela Unidade de Segurança Alimentar.
- 14/07 – 14h à s 16h: Quilombo Santa Luzia (rua Jânio Quadros, 365, bairro Cascata) - conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissÃveis, tuberculose, prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
- 17/07 – Parada de Luta em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): orientações em saúde, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante (horário a definir).
- 19/07 – 9h às 13h: Centro POP 1 - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (av. João Pessoa, 2384) - ação de testagem.
- 21/07 – 9h à s 13h: Centro POP 3 (av. França, 496), Navegantes) - ação de testagem Â
- 26/07 – Ação de testagem e aconselhamento nas aldeias indÃgenas Van Ká (Lami) e Komag (Belém Novo).
- 28/07 – Ação educativa no Abrigo Marlene - conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissÃveis, tuberculose prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
- 31/07 – 9h30 às 11h30: Participação em Caminhada contra as Hepatites com testes rápidos no ônibus Fique Sabendo, orientações de saúde, conscientização sobre combate às hepatites, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
Gilmar Martins