Capital publica nova edição do boletim Covid-19 das instituições de ensino

02/03/2021 11:37
Cristine Rochol / PMPA
SMS
Prefeitura oferece testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar a presença do coronavírus com resultados em até 12 horas

A edição semanal do boletim informativo Covid-19 das instituições de ensino, publicada pela prefeitura nesta terça-feira, 2, mostra que 112 escolas preencheram o formulário de monitoramento na semana epidemiológica 60 (14 a 20 de fevereiro), nove a mais se comparado à semana anterior. Dessas, 99 foram instituições de ensino privadas, nove comunitárias e quatro públicas municipais.

Anselmo Cunha/PMPA
EDUCAÇÃO
Edição mostra que 4.428 alunos participaram de atividades presenciais no período

O boletim é produzido pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed). O monitoramento é realizado pela Central Escolas, garantindo que todas as notificações de casos suspeitos da doença recebam acompanhamento, avaliação e testagem, basta entrar em contato com a SMS.
 
Esta edição mostra que 4.428 alunos participaram de atividades presenciais no período, sendo 3.284 da educação infantil, 934 do ensino fundamental, 157 do ensino médio e 53 do ensino profissionalizante. Também participaram de atividades presenciais 1.065 professores e 1.859 funcionários, totalizando 7.352 pessoas.
 
Foram confirmados 27 casos na semana epidemiológica, sendo 10 professores, 14 funcionários e três alunos. A proporção de casos confirmados sobre o total de pessoas em atividades presenciais é de 1,03% professores, 1,31% funcionários e 0,07% alunos. 
 
Central Escolas - Conforme dados da Central Escolas desde 2 de outubro, foram avaliadas 4.741 pessoas com testes para verificar a presença do novo coronavírus, das quais 2.459 alunos, 1.188 funcionários e 1.094 professores. Desses totais, 2.459 testes tiveram resultado negativo, 210 tiveram resultado positivo, 416 estão em investigação e houve 1.168 recusas de coleta, quando a escola não tem autorização formal dos responsáveis para coletar no local. Nesses casos, o recolhimento é feito em qualquer posto da rede municipal ou os alunos ficam afastados por dez dias.
 
O município oferece testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar a presença do novo coronavírus com resultados em até 12 horas. Disponíveis a quem fizer o teste em ambiente escolar, os exames são realizados pelas equipes deslocadas para testagem dos contactantes de um caso confirmado.
 
Boletim - As informações do boletim são de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Smed), com base em formulário preenchido semanalmente pelas instituições de ensino, no monitoramento das equipes da saúde a partir da Central de Monitoramento das Escolas e da Vigilância Epidemiológica, além de bancos de dados do sistema de notificações. 

Orientações em relação aos protocolos e guia para mitigação da cadeia de transmissão podem ser consultadas no boletim e na cartilha disponibilizada no site do coronavírus de volta às aulas.   

 

Vanessa Conte

Rui Felten