Capital supera 50% da população acima de 18 anos vacinada contra Covid-19

09/06/2021 15:27

Neste 9 de junho, Dia Mundial da Vacinação, a Capital gaúcha ultrapassou a marca de 50% da população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19 recebida. No início da tarde desta quarta-feira, o Vacinômetro registrava 552.157 primeiras doses aplicadas, que equivale a 50,03%, de um público estimado em 1.101.717 cidadãos. Com esquema completo, ou seja, com duas doses recebidas, são 317.524 pessoas, ou 28,77%.

“Neste Dia Mundial da Vacinação, Porto Alegre atingiu a marca de mais da metade da população imunizada com a primeira dose. Estamos preparados para vacinar os outros 50% dos porto-alegrenses. Nossa gratidão a todos os servidores e parceiros envolvidos na vacinação. Estamos trabalhando duramente para retornamos à normalidade o mais rápido possível" - Prefeito Sebastião Melo.

Grupos prioritários - Os dados do vacinômetro demonstram ainda que os grupos etários ou elencados por exposição ao risco ultrapassaram a meta inicial de 90% de vacinação, com exceção das gestantes e puérperas, cuja imunização é recomendada com restrições pelo Ministério da Saúde e das pessoas com menos de 60 anos, cuja vacinação iniciou há poucos dias.

“Estamos avançando cada vez mais, num esforço intenso e ininterrupto para proteger os cidadãos de Porto Alegre contra os efeitos da Covid-19", afirma o secretário de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta. 

O destaque dos grupos prioritários é dos idosos a partir dos 60 anos, que têm 112,83% da meta para primeira dose e os profissionais da saúde, com 97,41%. Ambos os grupos se aproximam do índice de 90% também na D2: são 86,27% entre os idosos, e 82,74% entre profissionais de saúde. 

O Diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, enfatiza o resultado de Porto Alegre como um marco histórico num dia especial: "Vamos agora em busca da imunidade coletiva da população. Temos como meta vacinar 70% de toda população até o final de setembro de 2021. Essa é, de fato, a única forma de voltarmos a um estado de segurança da nossa sociedade", completa.

Ranking 

Os números positivos de Porto Alegre também são verificados no LocalizaSUS, sistema de informações do Governo Federal. A capital gaúcha lidera o ranking das 27 capitais em relação a segundas doses da vacina, com 20,64% da população imunizada. São 307.235 pessoas que já completaram o esquema vacinal. O sistema federal indica que Porto Alegre está atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, quando o ranking trata de primeiras doses. São 35,52%, enquanto que a capital capixaba tem registro de 43,19% da população com ao menos uma dose de vacina. 

A diferença entre os dados do vacinômetro e do LocalizaSUS é resultado da forma de registro em ambas as ferramentas. O vacinômetro tem formulários preenchidos diariamente, pelos locais de vacinação. O LocalizaSUS é atualizado pelo SIPNI – sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações. 

Patrícia Coelho

Elisandra Borba