Capital tem nova equipe para atendimento a pessoas que vivem com HIV/Aids

12/11/2024 16:09
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Novo Centro de Testagem e Aconselhamento Comerciário fica na rua Moab Caldas, no bairro Santa Tereza

O projeto A Hora é Agora, que facilita o acesso a autotestes de HIV e dá suporte e acompanhamento a pessoas que vivem com o vírus, ganha novo espaço na Capital. Nesta terça-feira, 12, uma equipe passa a atuar no novo Centro de Testagem e Aconselhamento Comerciários, que fica na rua Moab Caldas, 400, bairro Santa Tereza. O serviço soma-se à unidade que funciona no Centro de Saúde Navegantes. (fotos)

O local terá oferta de testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV, além do acompanhamento de novos diagnósticos, pessoas com Aids avançada e busca ativa de quem interrompeu o tratamento. “Nosso objetivo é reduzir barreiras de acesso, principalmente para populações mais vulnerabilizadas ao HIV, na tentativa de ofertar um cuidado mais equânime em saúde sexual”, explica Lara Colles, ponto focal do projeto A Hora é Agora.

O espaço possui quatro consultórios com uma equipe composta por médico, farmacêutica, enfermeira e “linkador” (auxilia o usuário a aderir ao tratamento e a utilizar a rede de atenção à saúde), mantida com recursos da Fiocruz, uma das parceiras da Secretaria Municipal de Saúde na iniciativa. “O projeto visa, sobretudo, a ampliar o diagnóstico imediato e o tratamento para o HIV e fortalecer ações de prevenção combinada”, afirma a coordenadora do projeto na Fiocruz, Marly Cruz.

O projeto A Hora é Agora tem o acompanhamento das áreas de Atenção Primária e Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist) da SMS. Também participaram da entrega o representante do Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA, Fabio Obrien, e a diretora de Atenção Primária em exercício, Eveline Rodrigues.

Como pedir o autoteste - As pessoas devem acessar o site ahoraeagora.org/autoteste, realizar um cadastro e escolher a forma como gostaria de receber.

São quatro opções disponíveis:

1) Receber em qualquer lugar, com a entrega sendo feita pelos Correios, em caixa discreta, no endereço que a pessoa informar;

2) Retirar, usando um código secreto, no armário digital localizado no Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545);

3) Retirar o autoteste no Centro de Saúde Navegantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, 2º andar, bairro Navegantes), fone (51) 98329-3177, ou marcar dia e hora para fazer a testagem presencial. Também funciona por demanda espontânea.

4) Retirar o autoteste no Centro de Saúde Vila dos Comerciários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (rua Moab Caldas, 400, 3º andar, área 18, bairro Santa Tereza), fone (51) 98025-1691, ou marcar dia e hora para fazer a testagem presencial. Também funciona por demanda espontânea.

Sobre o projeto - Desenvolvido desde 2015 em Curitiba (PR) e expandido para Porto Alegre, em 2021, Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE), o projeto A Hora é Agora tem como objetivo principal apoiar as unidades de saúde na ampliação da testagem e tratamento imediato para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do autocuidado. 

O projeto faz parte de um acordo de cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América, com recursos do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da Aids, em parceria com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Organizações da Sociedade Civil.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins