Capital ultrapassa 30 mil doses de vacina aplicadas contra Covid-19

27/01/2021 19:33
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Equipes percorreram 16 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas em suas residências
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou a aplicação de 30.227 doses de vacina CoronaVac contra a Covid-19 até as 19h desta quarta-feira, 27. Do total, 18.182 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 11.660 por idosos, acamados e pessoas com deficiência institucionalizados e 385 por populações indígenas e quilombolas. 
Os dados são obtidos no painel de monitoramento que acompanha a evolução da campanha em Porto Alegre, chamado de vacinômetro. As 30.227 doses correspondem a 29,88% da meta do público-alvo da primeira fase da campanha. As informações são atualizadas constantemente, a partir da inserção de dados das instituições de saúde. 
 
Nesta quarta, equipes de profissionais da SMS percorreram 16 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas, em suas residências, para fazer a imunização. A chuva forte que ocorreu à tarde acabou alterando a programação de algumas equipes de saúde, como ocorreu nas regiões Norte Eixo Baltazar e Leste Nordeste, que encerraram a vacinação mais cedo. 
 
Até sexta-feira, 29, prossegue a imunização de populações indígenas e quilombolas que vivem na Capital. A previsão é de que 1,5 mil pessoas sejam vacinadas, das quais mil quilombolas e 500 indígenas. Confira as instituições de longa permanência de idosos visitadas nesta quarta, 27, nas gerências distritais da cidade:
 
Gerência Centro – Residencial Geriátrico Nossa Senhora Auxiliadora, Solar Petrópolis, Geriatria Nossa Senhora Aparecida, Residencial Magia do Tempo, Residencial Nutrir, Residencial Geriátrico Rio Branco - Casa 1, Residencial Menino Deus, Residencial Geriátrico Santana (8 ILPIs).
 
Gerência Partenon Lomba do Pinheiro – Instituição Mãe Maria (1 ILPI).
 
Gerência Sul Centro-Sul – Residencial Terapêutico SCS, Residencial Zona Sul, Lar Monte Alverne, Residencial Rua Dorival Castilho Machado, Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados - SPAAN (5 ILPIs).
 
Gerência Distrital Noroeste Humaitá/Navegantes Ilhas – Nossa Senhora Aparecida, La Serena (2 ILPIs).
 
As gerências Norte Eixo Baltazar, Glória Cruzeiro Cristal, Restinga Extremo-Sul e Leste Nordeste concluíram a vacinação nas ILPIs das respectivas regiões. As equipes seguem atuando na vacinação de profissionais de saúde, idosos acamados e populações indígenas e quilombolas. A primeira remessa da vacina CoronaVac para Porto Alegre vai garantir a imunização de mais de 51 mil pessoas. No momento, não haverá aplicação nas unidades de saúde.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins