Capital vacina 88% dos idosos acima de 83 anos contra Covid-19
Porto Alegre registra a vacinação de 18.944 idosos acima de 83 anos contra a Covid-19, conforme dados da plataforma vacinômetro, até as 18h30 desta sexta-feira, 19. O quantitativo corresponde a 88,09% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação de 21.505 pessoas dessa faixa etária na Capital. Agora, a plataforma passa a informar também sobre a segunda dose da imunização por público-alvo desta fase da campanha.
O movimento seguiu tranquilo nas dez unidades de saúde nesta sexta-feira, incluindo os centros de saúde Modelo e IAPI, que costumam concentrar maior público. Os profissionais prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e indígenas.
Na segunda-feira, 22, o atendimento para idosos na faixa etária de 83 ou mais segue em dez unidades de saúde, das 8h às 17h (veja lista abaixo). Não haverá vacinação em drive-thru. A vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade. Por isso, não há necessidade de chegar cedo e enfrentar filas.
Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com CPF e comprovante de residência. As unidades São Carlos, Morro Santana e Moab Caldas oferecem a possibilidade de vacinação no carro.
Onde se vacinar:
US Camaquã
US São Carlos
US IAPI
US Morro Santana
Clínica da Família Álvaro Difini
US Moab Caldas
US Assis Brasil
US Santa Marta
US Modelo
US Santa Cecília
* Confira aqui os endereços das unidades de saúde.
Números - Dados do vacinômetro mostram que Porto Alegre registrou a aplicação total de 97.673 doses de vacinas contra a Covid-19 até as 18h30 desta sexta-feira, 19, incluindo todos os grupos prioritários. Deste número, 60.402 doses foram recebidas por profissionais de saúde; 18.944, por idosos com 83 anos ou mais; 17.540, por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições; e 1.047, por populações indígenas e quilombolas. Os dados são parciais e sujeitos a revisão. O painel da Secretaria Municipal de Saúde é atualizado conforme o envio de dados de unidades de saúde e hospitais.
Rui Felten