Chegada do frio acende alerta para cuidados com doenças respiratórias

21/06/2023 10:24
Vinny Vanoni / PMPA
SEGURANÇA
Secretaria preparou dicas para evitar a contaminação por vírus e bactérias causadores das doenças típicas desta época

Intensificado com a chegada do inverno, nesta quarta-feira, 21, o frio pede cuidados especiais com a saúde, muito em função das doenças respiratórias. Para evitar a contaminação por vírus e bactérias causadores das doenças típicas desta época do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou algumas dicas de prevenção.

É importante reforçar a imunidade com uma alimentação saudável e hidratação adequada, evitando ambientes fechados, onde o contágio é facilitado. “O ideal é deixar os ambientes ventilados, incluindo creches e salas de aula, mantendo frestas em janelas para circulação de ar, além de optar por passeios ao ar livre”, orienta o pneumologista da SMS, João Antônio Bonfadini Lima.

Outra medida simples e eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabonete ao longo do dia, evitando contato com olhos, boca e nariz quando não estiverem limpas, pois os vírus podem ficar na pele por pelo menos 30 minutos. O uso de álcool gel também é indicado, bem como manter as vacinas em dia.

"Quando estiver gripado, recomenda-se uso de máscara descartável, principalmente em ambientes com várias pessoas ou cuidadores de idosos e crianças", destaca o médico. Ao espirrar ou tossir, a orientação é proteger a boca, para não espalhar o vírus. Sair de casa bem agasalhado é outra dica importante, evitando mudanças bruscas de temperatura, como a troca de ambientes aquecidos direto para a rua.

Em quadros com febre acima de 38,5, tosse, dor de cabeça e indisposição, o indicado é procurar atendimento. Na Capital, a rede municipal conta com 132 unidades de saúde, das quais 17 com atendimento até as 22h. Pessoas com quadros leves devem evitar procurar as emergências, que priorizam o atendimento de casos mais graves.

Para prevenir as doenças comuns do frio é importante seguir algumas dicas:

- Mantenha as vacinas em dia.
- Beba bastante líquido.
- Mantenha os ambientes ventilados.
- Tenha uma alimentação variada e saudável.
- Evite contato com pessoas doentes.
- Se há dificuldade respiratória ou febre prolongada, é preciso procurar atendimento de saúde.

Veja os endereços das unidades na lista de postos de saúde.

Vanessa Conte

Andrea Brasil