Começa a montagem do hospital de campanha na Restinga
Foi iniciada nesta sexta-feira, 12, a instalação do hospital de campanha na área externa do Hospital da Restinga, no Extremo Sul da cidade. A previsão de conclusão dos trabalhos é para este sábado, 13. O hospital inicia as operações na próxima terça-feira, 16.
Serão oito leitos de terapia intensiva (UTI) e 12 de enfermaria, com possibilidade de chegar a 20 de UTI. A operação do hospital é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Exército Brasileiro e Hospital da Restinga.
No local, de acordo com informação da diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Luciane Beiró, vão trabalhar quatro médicos intensivistas e uma equipe de enfermagem de 40 profissionais, sendo dez por turno (à noite, serão duas turmas). Segurança e logística ficarão a cargo do Exército. Os profissionais estarão vinculados ao Hospital da Restinga, e os equipamentos serão destinados pela SMS e o Exército.
“Esse hospital estava montado em Manaus e, pela melhoria das condições no Norte do país, a estrutura foi oferecida para Porto Alegre”, explica Luciane Beiró. Ela enfatiza que a escolha da Restinga para instalação foi por ser uma região com alto número de moradores, além de oferecer uma grande área externa para montagem do atendimento.
Rui Felten