Computadores são furtados da Unidade de Saúde Navegantes

24/07/2023 18:08

Pela quarta vez em menos de seis meses, a Unidade de Saúde Navegantes foi invadida na madrugada desta segunda-feira, 24. Foram furtados computadores, monitores, celular, notebook, impressora e micro-ondas. Por causa do arrombamento, o serviço foi suspenso pela manhã e retomado no começo da tarde, após força-tarefa dos trabalhadores.

A coordenadora distrital de saúde da Região Norte, Barbara Lima, reforça a necessidade de ações conjuntas voltadas à segurança do local, que é um ponto estratégico para acesso de diversas áreas da região Norte, principalmente aquelas mais vulneráveis. “O principal prejuízo que tivemos foi no atendimento à comunidade. Não podemos deixar a população desassistida, sobretudo no cuidado à tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis, já que funcionamos como um centro de referência, testagem e aconselhamento.”

No local funcionam a Clínica da Família Navegantes, o Centro de Referência em Tuberculose, o Projeto A Hora É Agora, a Equipe de Saúde Mental Adulto, a Equipe de Saúde Mental Criança e Adolescente e a Farmácia Distrital. Uma força-tarefa foi montada no intuito de repor os materiais essenciais para atendimento da população.

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), por meio da Guarda Municipal, foi acionada pelos trabalhadores da unidade ainda pela manhã e compareceu ao local para auxiliar nos procedimentos legais. "Imediatamente deslocamos uma guarnição para acompanhar o levantamento dos itens furtados e o registro da ocorrência junto à Polícia Civil, que investigará o caso", ressalta o subcomandante da Guarda Municipal, Franklin dos Santos Filho.

A corporação vai reforçar o patrulhamento no entorno da Unidade de Saúde. A população pode contribuir com o monitoramento da rede por meio de denúncias anônimas. Os canais telefônicos 153 e 156 funcionam 24 horas por dia, assim como o aplicativo 156+POA. Os chamados são encaminhados aos plantonistas da Guarda Municipal no Centro Integrado de Comando (Ceic), onde acontece o despacho das guarnições.

 

Carolina Zeni e Aristoteles Junior

Gilmar Martins