Confecção do Cartão SUS continua suspensa na Capital

16/12/2021 14:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Motivo é o ataque de hackers aos sistemas do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a confecção do Cartão SUS e a emissão da segunda via do documento continuam temporariamente suspensas em Porto Alegre. O motivo é o ataque de hackers aos sistemas do Ministério da Saúde, que deixou sistemas como o CadSUS - onde é realizado o cadastro no Sistema Único de Saúde - fora do ar desde a última sexta-feira, 10.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há previsão para o retorno do serviço. O documento, feito nas unidades de saúde, permite a qualquer cidadão brasileiro ser atendido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde e reúne o histórico de atendimento de cada usuário.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), sistema de registro de doses de vacinas contra a Covid-19, também está inoperante. As equipes de saúde realizam o registro das doses em planilhas manuais e, posteriormente, irão inseri-las no sistema. Com isso, para quem vai se vacinar, é necessário levar a carteirinha de vacinação impressa ou digital, para que as equipes de saúde possam consultar as doses já administradas e fazer a aplicação adequadamente. Em caso de perda da carteira física de vacinação, é possível solicitar uma segunda via do documento  quando o sistema estiver normalizado.

Certificado Nacional de Vacinação - O ConecteSUS, aplicativo que fornece o certificado nacional de vacinação, também continua inacessível. Para quem está com viagem marcada para o exterior, o Ministério das Relações Exteriores informou que entrou em contato com os países que recebem voos oriundos do Brasil e indicou a carteira física como um dos documentos utilizados para comprovar a imunização. No entanto, não há confirmação se os países estão seguindo esta orientação.

Vacinômetro - Devido à inoperância da base de dados, não há atualização dos lançamentos de aplicação de vacinas no Vacinômetro da Capital desde 8 de dezembro. O número de novos casos de Covid-19 na Capital também está congelado em razão da indisponibilidade do e-SUS Notifica.

Luize Baini

Gilmar Martins