Covid-19: Prefeitura abre novo ponto de vacinação no fim de semana

08/05/2021 08:46
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Tenda foi instalada no estacionamento externo em frente ao Shopping Bourbon Country

A prefeitura abre uma nova frente de vacinação contra Covid-19 neste fim de semana. No sábado, 8, a imunização ocorrerá das 9h às 17h em uma tenda instalada no estacionamento externo em frente ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte. O acesso será apenas para pedestres (não é um drive-thru) e pode ser feito pelas entradas da ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt. No domingo, 9, a tenda funcionará das 9h às 13h.

Será aplicada primeira dose em pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e de áreas de apoio à saúde. Também haverá segunda dose para vacinados com Astrazeneca/Oxford que já estejam no prazo. A vacinação de segunda dose da Coronavac continua suspensa.

A tenda de 12x24 metros é uma doação da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Escola Superior da Magistratura da Ajuris, Associação do Ministério Público e Fundação Escola Superior do Ministério Público e abrigará uma equipe de cerca de 50 pessoas, entre vacinadores, triagem, digitadores e outros. A estrutura passará a atuar com um ponto permanente de reforço à rede municipal de vacinação, atendendo de segunda a segunda, até o dia 30 de maio. O espaço foi cedido pelo Grupo Zaffari, que também é parceiro na organização de logística e infraestrutura para a atividade.

Também apoiam a ação: Associação Médica do RS (Amrigs), Equipe G, universidades Factum, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), UniRitter e Unisinos, farmácias Panvel, Droga Raia e São João, Instituto do Câncer Infantil, Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Drive-thru - A vacinação no sábado, 8, também terá o reforço do drive-thru da PUC, que vai funcionar das 9h às 17h, atendendo ao mesmo público.

Unidades de saúde -  Cinco unidades de saúde estarão abertas no sábado, das 9h às 15h. Confira abaixo:

US Belém novo – rua Florêncio Farias, 195, bairro Belém Novo

US São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon

US Assis Brasil - avenida Assis Brasil, 6615, bairro Sarandi

US Glória – rua Prof. Oscar Pereira, 3229, bairro Glória

US Tristeza - avenida Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza

Documentação necessária - Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa à cada comorbidade.

Pessoas com 40 ou mais com as seguintes comorbidades podem se vacinar:

- Diabetes

- Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)

- Hipertensão arterial*

- Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)

- Doença cerebrovascular (ex.: AVC)

- Doença renal crônica

- Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)

- Hemoglobinopatias graves

- Obesidade mórbida

- Cirrose Hepática

Continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores:

- Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos

- Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) maiores de 18 anos

- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos

- Pessoas vivendo com HIV a partir de 40 anos

- Público em geral com 60 anos ou mais

Comprovação - Documento preferencial a ser apresentado é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades acima, menos para pessoas com Síndrome de Down.

Entenda que tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase

- Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.

- Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.

- Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

 

Ricardo Azeredo

Lissandra Mendonça