Covid-19: Prefeitura amplia a vacinação para todos com 26 anos ou mais neste fim de semana

07/08/2021 08:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Haverá esquema especial de imunização no sábado em três locais, das 9h às 17h

A vacinação contra a Covid-19 será ampliada para todos os porto-alegrenses com 26 anos ou mais neste fim de semana. No sábado, 7, e domingo, 8, pessoas com as faixas etárias já contempladas também podem buscar os locais de vacinação para receber a primeira e segunda dose do imunizante. Aplicação segue inclusive para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas. Haverá esquema especial de vacinação no sábado em três locais, todos operando das 9h às 17h.

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

Segunda dose - Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Serviço do final de semana:

Sábado

- Auditório da Escola Júlio de Castilhos (entrada pela R. Laurindo - Santana)

- Unidade de Saúde Tristeza (Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Tristeza)

- Unidade de Saúde IAPI (R. Três de Abril, 90 - Passo d'Areia)

Domingo

Unidade Móvel de Saúde irá levar a vacinação até a comunidade do bairro Cavalhada. O serviço estará instalado na Escola Santa Teresa de Jesus - (Av. Cavalhada, 2250), das 9h às 13h.

Neemias Freitas

Gilmar Martins