Covid-19: prefeitura oferece vacinação e testagem neste sábado

05/02/2022 08:32
Leonardo Rosito / PMPA
SAÚDE
Vacinação de crianças irá ocorrer no Centro de Saúde IAPI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste sábado, 5, em duas unidades de saúde, das 9h às 16h: Navegantes e Moab Caldas. Já a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos estará disponível no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. A vacinação infantil será oferecida para todas as crianças a partir de 5 anos no Centro de Saúde IAPI, no mesmo horário.

Testagem - Os testes estarão disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica nos próprios locais. 

Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com sintomas poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante. 

Vacinação - No Shopping João Pessoa, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida no local para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. 

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até 11 de dezembro (oito semanas) e Coronavac/Butantan para vacinados até 8 de janeiro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. 

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose de qualquer imunizante até 5 de outubro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até 8 de janeiro (28 dias). Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 5 de dezembro (dois meses). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. 

A quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 5 de outubro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacina infantil - Já a vacina pediátrica contra a Covid-19 estará disponível no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h, para todas as crianças a partir de 5 anos. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

No domingo, 6, também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 em duas unidades de saúde, das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 será retomada na segunda-feira, 7.

Sábado, 5:

Testagem - 9h às 16h:

Navegantes e Moab Caldas

Vacinação de adultos - 9h às 16h:

Shopping João Pessoa 

Vacinação de crianças - 9h às 16h:

IAPI

Domingo, 6

-Testagem - 9h às 16h:

Navegantes e Moab Caldas

Confira os endereços dos locais aqui.

Luize Baini

Andrea Brasil