Covid-19: Prefeitura retoma oferta de testagem para viajantes aéreos

30/11/2021 08:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Serviço será oferecido a moradores de Porto Alegre que retornam ou viajantes que permanecerão por pelo menos quatro dias

Ap√≥s a confirma√ß√£o de casos da √Ēmicron, nova variante do coronav√≠rus proveniente da √Āfrica do Sul, em diferentes pa√≠ses do mundo, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS), decidiu retomar a oferta de testagem com exame RT-PCR para Covid-19 aos passageiros que chegam √† Capital pelo Aeroporto Salgado Filho.

O objetivo, de acordo com o diretor da Vigil√Ęncia em Sa√ļde, Fernando Ritter, √© manter a vigil√Ęncia na poss√≠vel entrada da nova cepa na cidade: ‚ÄúA √īmicron tem revelado um ritmo de transmiss√£o alto, similar a de outras variantes, como a Delta. Por isso estamos atentos e precisamos refor√ßar os cuidados‚ÄĚ. At√© o momento, n√£o h√° casos da nova variante confirmados no Brasil, bem como casos de √≥bitos no mundo.

O servi√ßo de testagem ser√° oferecido a moradores de Porto Alegre que retornam √† Capital ou viajantes que permanecer√£o na cidade por pelo menos quatro dias. Conforme Ritter, a expectativa √© retomar o protocolo ainda esta semana: ‚ÄúTodos os casos positivos ser√£o encaminhados para estudo de an√°lise gen√īmica, que ir√° apontar se h√° circula√ß√£o da nova variante na cidade‚ÄĚ, afirma.

O teste dever√° ser realizado dentro de at√© sete dias ap√≥s o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro dever√° preencher o Formul√°rio de Retorno do Viajante.¬†Ap√≥s o preenchimento do formul√°rio, o passageiro receber√°, por e-mail, as instru√ß√Ķes para a realiza√ß√£o da coleta, e dever√° procurar o laborat√≥rio indicado portando os seguintes documentos originais:

* Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial)
* Bilhete a√©reo ‚Äď ou cart√£o de embarque - com desembarque em Porto Alegre at√© sete dias antes da data da coleta
* Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros
* Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.

Os resultados ser√£o divulgados em at√© 24 horas. Em caso positivo, o passageiro ir√° receber, por e-mail, as instru√ß√Ķes para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos servi√ßos de urg√™ncia da cidade e as unidades de sa√ļde mais pr√≥ximas do endere√ßo informado. Os viajantes com resultado negativo tamb√©m receber√£o, via e-mail, orienta√ß√Ķes para prevenir a Covid-19, como medidas de higiene e prote√ß√£o individual.¬†

Protocolo sanit√°rio - O protocolo de testagem de viajantes foi iniciado em 19 de julho, com objetivo de monitorar a circula√ß√£o da variante Delta na cidade, e havia sido suspensa em 18 de outubro, devido ao percentual de pessoas com duas doses da vacina ou com esquema vacinal completo, estabilidade no n√ļmero de novos casos novos e de interna√ß√Ķes hospitalares em decorr√™ncia da doen√ßa, al√©m da situa√ß√£o controlada de transmiss√£o da variante Delta. Durante o per√≠odo, 581 passageiros preencheram o formul√°rio do viajante. Desses, 195 compareceram ao laborat√≥rio indicado pela SMS para realiza√ß√£o do teste, com confirma√ß√£o de cinco casos positivos para a Covid-19.

Luize Baini