Covid-19: Saúde reduz para cinco meses prazo para dose de reforço da vacina

15/11/2021 13:51

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta segunda-feira, 15, a redução para cinco meses no prazo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre. A partir desta terça-feira, 16, todos os profissionais de saúde, de apoio à saúde e idosos (com 60 anos ou mais) que receberam a segunda dose até 16 de junho podem buscar os pontos de vacinação para receber o imunizante.

Medida segue decisão aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, envolvendo secretários municipais de saúde e Secretaria Estadual de Saúde, tomada na sexta-feira, 12. O objetivo é vacinar mais rapidamente o grupo de idosos, evitando agravamento de casos e hospitalizações. Estados como Santa Catarina e Minas Gerais já implementaram o novo prazo de cinco meses.

Também podem receber a dose de reforço imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo até 19 de outubro (28 dias). De acordo com o vacinômetro, mais de 160 mil pessoas já receberam a dose de reforço na Capital. A segunda dose já foi aplicada em 85% do público com 12 anos ou mais e a primeira em 99,2% deste público.

Documentação - Idosos devem apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Para receber a dose de reforço, o profissional deverá apresentar cópia impressa ou digital do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde) ou declaração de vínculo do trabalhador ao serviço de saúde. Já imunossuprimidos precisam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Neemias Freitas

Gilmar Martins