Covid-19: Saúde segue com vacinação de pessoas de 37 anos ou mais neste fim de semana

10/07/2021 08:51
Thumbnail
Imunização estará disponível em dois locais neste sábado

A vacinação contra a Covid-19 será para todos os porto-alegrenses com 37 anos ou mais neste fim de semana. No sábado, 10, e domingo, 11, as pessoas com as faixas etárias já contempladas podem buscar os locais de vacinação para receber a primeira dose do imunizante. Haverá esquema especial de vacinação no sábado em dois locais: no drive-thru do Shopping Bourbon Wallig (avenida Grécia, 1.500 - bairro Cristo Redentor), híbrido, atendendo pedestres e veículos, e no auditório da Escola Estadual Júlio de Castilhos (rua Laurindo, S/N - bairro Santana), das 9h às 17h.

Já no domingo, a Unidade Móvel de Saúde irá levar a vacinação até a comunidade do Morro Santa Tereza. O serviço estará instalado no estacionamento da TVE (rua Corrêa Lima, 2.118), das 9h às 13h.

A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha:

- Profissionais de saúde e de apoio à saúde
- Pessoas com deficiência a partir de 18 anos
- Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos
- Funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior
- Gestantes e puérperas

Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 12 semanas.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

 

Neemias Freitas

Gilmar Martins