Covid-19: unidade móvel leva vacinação à comunidade da região do Porto Seco neste domingo

06/06/2021 08:30
Maria Ana Krack / PMPA
SAÚDE
Movimentação foi intensa nos dois drive-thrus de atendimento deste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a vacinação contra a Covid-19 neste domingo, 6, na unidade móvel que estará na região do Porto Seco, junto ao Banco de Alimentos, na av. Francisco Silveira Bittencourt, 1928, bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. O local atende das 9h às 13h e vai aplicar a primeira e a segunda doses da vacina AstraZeneca/Oxford. 

Serão imunizadas pessoas acima de 59 anos sem comorbidades, professores e profissionais das redes municipal, comunitárias e estadual de ensino fundamental e básico, professores e profissionais da rede privada de educação infantil, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.

Vacinação no domingo:

Público: Pessoas acima de 59 anos sem comorbidades, professores e profissionais das redes municipal, comunitárias e estadual de ensino fundamental e básico, professores e profissionais da rede privada de educação infantil, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.

Onde: unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde estacionada junto ao Banco de Alimentos

Horário: 9h às 13h

Endereço: Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928, bairro Sarandi, Zona Norte.

Balanço deste sábado - Foi um dia de boa movimentação nos dois drive-thrus, porém mais tranquilo nas três unidades de saúde mobilizadas para vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 5. 

A novidade nesta etapa de fim de semana foi a inclusão dos homens no público alvo de pessoas com 59 anos fora dos grupos prioritários. As mulheres desta faixa começaram a ser vacinadas nessa sexta-feira, 4. 

No drive-thru do hipermercado Big Sertório, Zona Norte, a fila de carros começou a se formar pouco antes da abertura das atividades, às 9h. Já no drive-thru da PUCRS, a concentração começou ao amanhecer. 

Mesmo com grande volume de veículos nos dois locais, a imunização transcorreu sem problemas até as 17h. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Exército ajudaram a organizar o acesso dos veículos e garantir um fluxo ordenado aos pontos de vacinação. 

No Big, foram aplicadas 1083 doses (863 D1 e 220 D2). Na PUCRS, foram 1159 doses (861 D1 e 298 D 2).

Na unidade de saúde Assis Brasil (Zona Norte), foram aplicadas 436 doses (376 D1 e 60 D2). Na São Carlos, no Partenon, foram 527 doses (403 D1 e 124 D2). Já na Álvaro Difini (Restinga, Zona Sul), foram 218 doses (188 D1 e 30 D2). 

Dicas:

Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

Para D1 é preciso documentos de identidade com CPF e foto e comprovação da condição de saúde ou ocupação e de residência ou trabalho em Porto Alegre; para D2, documento de identidade e carteira de vacinação com registro da D1.

Documentos para Comorbidades: Atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo.

Pessoas com deficiência (PCD): Documento que comprove a deficiência.  Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento para PCD.

Profissionais da saúde, trabalhadores de apoio, professores e funcionários de escolas e de escolas comunitárias: devem entregar declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Esse documento será retido. É solicitado que trabalhadores de escolas municipais apresentem crachá, e os funcionários das escolas comunitárias, contracheque.

Rede privada: Documento de identidade, cópia impressa da autodeclaração, que será retida, e comprovante de vínculo com a instituição.


 

 

 

 

Ricardo Azeredo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes