Covid-19: vacinação abre para pessoas a partir de 56 anos com comorbidades

05/05/2021 08:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atendimento ocorre das 8h às 17h, em 32 unidades de saúde

A prefeitura abre a partir desta quarta-feira, 5, a vacinação da primeira dose contra Covid-19 para pessoas com doenças crônicas e comorbidades com 56 anos ou mais, previstas na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação (veja lista abaixo). O atendimento ocorre das 8h às 17h, em 32 unidades de saúde. Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa a cada comorbidade. As vacinas oferecidas para primeira dose são da AstraZeneca/Fiocruz e da Pfizer. 

Pessoas com 56 ou mais com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
- Hipertensão arterial *
- Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
- Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Cirrose Hepática
 
Além disso, continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores, iniciada sexta-feira:
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) com alguma comorbidade, maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
- Pessoas vivendo com HIV entre 55 e 59 anos
- Público em geral com 60 anos ou mais
 
Comprovação - Documento preferencial a ser apresentado é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma.

Orientações - A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades acima, menos para pessoas com Síndrome de Down. Gestantes e puérperas também podem levar cópia da carteira de vacinação da gestante, além da comprovação da comorbidade.

Confira a lista com as unidades de saúde que estão aplicando a vacina
 
*Entenda que tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase
 
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.
 
- Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.
 
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

  

Vanessa Conte

Andrea Brasil