Covid-19: vacinação ocorre em duas unidades de saúde neste feriado

12/10/2021 08:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Para se imunizar é preciso apresentar documento de identidade com CPF 

A vacinação contra a Covid-19 será mantida neste feriado de Dia das Crianças, terça-feira, 12, em dois locais. Haverá aplicação nas unidades de saúde Tristeza (avenida Wenceslau Escobar, 2442) e Rubem Berta (rua Wolfram Metzler, 675), das 9h às 17h. Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose da Pfizer/BioNTech será aplicada nos dois pontos de vacinação. O intervalo das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 17 de agosto. 

Com relação à segunda dose de AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Coronavac/Butantan, também aplicada nas duas unidades de saúde, segue o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 3 de agosto (AstraZeneca) e 13 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço - Poderão receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 11 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 14 de setembro.

Profissionais de saúde que receberam a segunda dose até 4 de abril também podem receber a dose de reforço. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe.

Para imunossuprimidos, é necessário também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. 

São considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos:
- pessoas com imunodeficiência primária grave
- em tratamento com quimioterapia
- transplantados
- pessoas vivendo com HIV/aids
- pacientes que usam corticóides em doses maiores do que 20mg/dia de prednisona ou medicamentos modificadores da resposta imune 
- pacientes em hemodiálise

Onde se vacinar na terça-feira, 12:
- Unidade de Saúde Tristeza - avenida Wenceslau Escobar, 2442 - Tristeza. Horário: 9h às 17h.
- Unidade de Saúde Rubem Berta - rua Wolfram Metzler, 675 - Rubem Berta. Horário: 9h às 17h

Neemias Freitas

Andrea Brasil