Crianças com doenças respiratórias terão dispositivos para aplicação de medicamentos inalatórios

06/07/2022 14:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
É preciso apresentar receita válida para medicamentos inalatórios

Crianças menores de 6 anos, em uso de dispositivos inalatórios da Remume para o tratamento de doenças respiratórias, poderão receber espaçadores valvulados para facilitar o manuseio e garantir mais eficácia na aplicação do medicamento.

A partir desta quarta-feira, 6, pais ou responsáveis podem retirar espaçadores em uma das dez farmácias distritais do município ou em 16 unidades de saúde com farmacêutico. Durante a entrega, o profissional irá repassar as orientações quanto ao uso correto. É preciso apresentar receita válida para medicamentos inalatórios, além de documentação dos pais ou responsáveis e da criança. Veja, no link, mais informações sobre o uso correto dos espaçadores.

Conforme o coordenador de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leonel Almeida, estudos demonstram que o espaçador é recomendado para crianças desta faixa etária já que elas não realizam a respiração de maneira apropriada para a técnica inalatória. “Evidências indicam que o uso de espaçadores valvulados melhora a técnica e a quantidade de medicamento que chega ao pulmão da criança, reduzindo consequentemente as crises relacionadas a doenças respiratórias, como asma, por exemplo”, explica.

A análise de dados de 489 internações de alta complexidade do Sistema de Gerenciamento de Internações, em relação à dispensação de medicamentos, verificou que 48% dos usuários com internações motivadas por complicações da asma, nos meses de maio a setembro de 2021, não procederam à retirada de dispositivos inalatórios nas unidades de saúde da Capital, e 35% dos usuários não estavam vinculados a nenhuma unidade de saúde após 30 dias da alta hospitalar. “Neste ano, se decidiu monitorar os pacientes internados e referenciá-los em uma consulta de atenção primária, seja com médico, enfermeiro ou farmacêutico, para garantir que tenham o espaçador disponível e saibam utilizar adequadamente”, destaca Almeida. A medida faz parte das iniciativas da Operação Inverno da prefeitura.

Saiba onde retirar os espaçadores, de segunda a sexta-feira:

Farmácias distritais:

    Farroupilha (Centro de Saúde Modelo) - avenida. Jerônimo de Ornelas, 55 (8h às 22h)
    Centro (Centro de Saúde Santa Marta) - rua Capitão Montanha, 27 (8h às 17h)
    Murialdo - avenida Bento Gonçalves, 3722 (8h às 17h)
    Camaquã - rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176 (8h às 17h)
    Vila dos Comerciários (Cruzeiro) - rua Professor Manoel Lobato, 151 (8h às 17h)
    IAPI (Centro de Saúde IAPI) - rua Três de Abril, 90 (8h às 17h)
    Bom Jesus - avenida Protásio Alves, 7771 (8h às 17h)
    Sarandi - avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 (8h às 17h)
    Navegantes - avenida Presidente Roosevelt, 5 (8h às 22h)
    Restinga – rua Álvaro Difini, 520 (8h às 17h)

Unidades de saúde com farmacêutico:

Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Santa Cecília, Primeiro de Maio, Campo da Tuca, São Carlos, Diretor Pestana, Morro Santana, Tristeza, Moab Caldas, Ramos, Mapa, Cristal, Assis Brasil, Lami, Panorama e Bananeiras. Confira os endereços na lista de postos de saúde.

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes