Curso de Promotores de Saúde LGBTQIA+ ganha novas edições
A Secretaria Municipal de Saúde promove três edições do curso de Promotores de Saúde Integral LGBTQIA+. Voltada a profissionais da atenção primária e de serviços especializados, as formações oferecem abordagem abrangente sobre temas como gênero, sexualidade e as necessidades específicas dessa população.
Foram disponibilizadas 40 vagas por edição, distribuídas igualmente entre as quatro coordenadorias de saúde municipais. “A ideia é qualificar o acolhimento e facilitar o acesso desse público aos serviços de saúde, respeitando as especificidades e vulnerabilidades, além de trabalhar as questões de saúde de uma forma integral”, avalia o coordenador da área na SMS, Júlio Barros.
Com carga horária de 40 horas/aula, o curso ocorre no Largo Visconde do Cairu, 17, sala 511, nas terças e quintas-feiras. Os encontros são realizados de outubro a dezembro e contam com parceria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e apoio da Secretaria Municipal de Inclusão e Direitos Humanos, pela Ilhota Hub.
A programação está integrada às diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBTQIA+, como forma de incluir a temática da orientação sexual e identidades de gênero nos processos de educação permanente. As formações são realizadas com recursos de emenda parlamentar. Os conteúdos disponibilizados aos alunos são incluídos na Biblioteca Virtual da Atenção Primária à Saúde.
Gilmar Martins
