Dengue: prefeitura aplica inseticida na Cidade Baixa nesta terça
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) vai coordenar uma operação para aplicar inseticida em parte da rua André da Rocha, na Cidade Baixa, na manhã desta terça-feira, 8. A ação acontece depois da confirmação de caso de dengue em um paciente que ficou hospedado em Porto Alegre no período de viremia, ou seja, quando o vírus circula no organismo.
O trecho onde ocorrerá a ação inclui a rua André da Rocha entre a Travessa Tuiuty e a rua Utanajar Rodrigues Pereira. Equipe da prefeitura e da empresa responsável pela operação de bloqueio estarão no local às 8h30.
Como o paciente não é residente em Porto Alegre, o caso não entra para a estatística da Capital. No entanto, a ação de bloqueio é realizada para diminuir o risco de transmissão da doença entre moradores da cidade.
Transmissão - De acordo com a diretora em exercício da DVS, Fernanda Fernandes, a operação visa diminuir a população adulta do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, diminuindo, desta forma, o risco de um mosquito adquirir o vírus ao picar o paciente e, depois, iniciar um ciclo de transmissão autóctone na cidade, ao picar outras pessoas. A gestora lembra que as fêmeas picam seres humanos para desenvolver os seus ovos. “Infectada, a fêmea passará o vírus para todos os ovos”, explica.
Andrea Brasil