Saúde

Dia D contra o sarampo imuniza 1.551 pessoas em Porto Alegre

19/10/2019 17:57
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Foram mobilizados cerca de 500 profissionais da Secretaria de Saúde para a campanha neste sábado

Dados parciais da campanha de vacinação contra sarampo no Dia D, realizado neste sábado, 19, em todo país, indicam que 1.551 pessoas foram imunizadas em Porto Alegre. Para atualizar o calendário vacinal individual dessas pessoas, foram administradas 2.557 doses de vacinas diversas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Dia D mobilizou cerca de 500 profissionais da SMS.

Do total de 2.557, o enfermeiro Augusto Crippa, do Núcleo de Imunizações da SMS, destaca que, na faixa etária dos seis meses aos cinco anos incompletos, foram 1.102 doses contra o sarampo, foco da campanha: 475 aplicadas em bebês de seis meses a menos de um ano e 627 em crianças de 1 a 4 anos de idade.
 
No Centro de Saúde Modelo, região central da Capital, o movimento foi reduzido no início do dia, mas aumentou depois das 10h30. Muitos pais aproveitaram para atualizar a carteira de vacinação dos pequenos. Durante a manhã, a dupla Zé e Maria Gotinha distribuíram pirulitos e divertiram as crianças.

 Débora Rodrigues, 36, aproveitou o sábado de sol para atualizar a carteira de vacinação da filha de três anos. "Trabalho durante a semana, então aproveitei o passe livre e coloquei em dia as vacinas da Hilary", comenta.  

 

Patrícia Coelho e Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes