Dia D contra o sarampo imuniza 2.346 pessoas na Capital

23/10/2019 10:37
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Campanha prossegue até sexta-feira, 25, em todo o país

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo imunizou 2.346 pessoas na Capital. E para atualizar o calendário vacinal individual dessas pessoas, foram administradas 3.672 doses de vacinas diversas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Dia D ocorreu no último sábado, 19, em todo o país.

Um total de 2.089 doses de vacinas foram administradas em crianças na faixa etária da campanha em outubro - seis meses a menores de cinco anos - para atualização da caderneta de vacinação. Desse total, 1.333 referem-se à proteção contra o sarampo - 569 em crianças de seis meses a um ano e 764 em crianças de um ano a menores de cinco. 

O enfermeiro do Núcleo de Imunizações da SMS, Augusto Crippa, explica que a campanha prossegue até sexta-feira, 25, em todo o país. A intenção é atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal da tríplice viral (sarampo, caxuma e rubéola), diminuindo o risco de transmissão viral no Brasil. 

Crippa destaca a importância de pais ou responsáveis procurarem as unidades de saúde para verificar o esquema vacinal das crianças. “A cobertura preconizada para a vacina contra o sarampo é de 95%. Antes do início da campanha, a cobertura na Capital era de 77,7%. Dados parciais até o Dia D indicam aumento da cobertura para 79%. A vacinação é o meio mais efetivo de proteção contra a doençaâ€, alerta. 

 

Patrícia Coelho

Elisandra Borba