Saúde

Dia D contra o sarampo tem 47 postos abertos neste sábado

30/11/2019 07:21
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Campanha de imunização do final de semana é destinada a jovens de 20 a 29 anos

Neste sábado, 30, Dia D de Vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos, 47 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão abertas das 8h às 17h (confira a lista aqui). Uma unidade móvel também atenderá a população no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h. 

Na Capital, foram confirmados 13 casos de sarampo neste ano, e seis estão na faixa etária da campanha. Os outros sete são um bebê com menos de um ano, três jovens de 18 anos e três adultos com mais de 30 anos. De acordo com dados mais recentes do Núcleo de Imunizações da SMS, na primeira semana da campanha de vacinação de jovens, entre 18 e 22 de novembro, foram aplicadas 2.281 doses de tríplice viral. “Na faixa da campanha, 1.138 jovens foram às unidades avaliar a carteira e 706 receberam as doses”, diz a coordenadora do Núcleo, enfermeira Renata Capponi. 

A vacina com componente contra sarampo está incluída no calendário oficial de imunizações do país e disponível na rede pública de saúde para todas as pessoas de seis meses a 49 anos. O esquema vacinal para garantia de proteção depende da faixa etária. A indicação é que a condição vacinal seja avaliada em visita a uma unidade de saúde. 

Até 29 anos, devem ser comprovadas duas doses na caderneta de vacinação. Caso a pessoa não tenha comprovação, a primeira dose será feita na campanha e a segunda, em intervalo mínimo de 30 dias.   

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

coronavirus-cartao-social.png

Acompanhe a prefeitura nas redes