Dia D da Multivacinação movimenta Porto Alegre com 134 unidades de saúde abertas à população

23/11/2024 18:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Balanço final de doses aplicadas será divulgado na segunda-feira

Porto Alegre realizou, neste sábado, 23, o Dia D da Multivacinação, uma mobilização importante para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. A cerimônia de abertura ocorreu na Zona Norte, no CTG Vaqueanos da Tradição, que está temporariamente abrigando a Unidade de Saúde Farrapos, em reforma após os danos causados pela enchente de maio. O balanço final de doses aplicadas será divulgado na segunda-feira, 25. (fotos)

A ação contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, dos secretários municipais de Saúde, Fernando Ritter (titular) e César Sulzbach (adjunto), além de demais autoridades. O prefeito destacou a importância da vacinação para a saúde pública e reforçou que o momento exige um esforço coletivo de toda a população. (fotos)

“A vacinação não é uma causa pessoal, mas sim um ato coletivo. Garantir e incentivar a vacina para todos é prioridade para a saúde pública da nossa cidade. Convidamos os porto-alegrenses a aproveitarem a iniciativa, se cuidarem e se protegerem” - Prefeito Sebastião Melo. 

Ritter também ressaltou a relevância da ação, destacando o apoio de mais de mil profissionais. “O Dia D é uma oportunidade para colocarmos a vacinação em dia e reforçarmos a importância de estarmos todos protegidos contra doenças evitáveis. Contamos com o engajamento da população para alcançar as metas de cobertura vacinal”, declarou.

Neste sábado, 134 unidades de saúde em Porto Alegre permaneceram abertas das 9h às 18h, com atendimento focado na imunização de toda a família. Além da presença do Zé Gotinha, de equipes médicas e de enfermagem, a ação incluiu atividades lúdicas para crianças, com brinquedos infláveis e placas coloridas, tornando a experiência mais leve e agradável. Para facilitar o acesso da população às unidades de saúde, foi disponibilizado passe livre no transporte público durante todo o dia.

Dentre os primeiros a serem vacinados na Zona Norte, estava João Vitor, de 1 ano, que foi acompanhado pela mãe, Jhenifer Ferreira, dona de casa. Ela aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta do filho: “A vacina é essencial para a saúde do meu filho”, disse Jhenifer. Outra criança que marcou presença foi Valentina Martins, de 7 anos, levada pela avó, Juçara Torbes, professora. Valentina foi uma das primeiras a chegar, e aproveitou a diversão do evento para brincar no pula-pula. “Ela ficou superanimada que a caderneta estava em dia e não precisou levar picadinha hoje. O importante é garantir que ela esteja sempre protegida”, comentou Juçara.

A campanha seguirá até o dia 30 de novembro, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos de doenças como sarampo, coqueluche, gripe e outras. No próximo sábado, 30, outras nove unidades de saúde estarão abertas, também das 9h às 18h: Santa Fé, Sarandi, Timbaúva, Lomba do Pinheiro, Restinga, Beco do Adelar, Vila Cruzeiro, Nossa Senhora de Belém e Modelo.

A ação visa não apenas a atualização das vacinas mas também conscientizar a população sobre a importância de manter a imunização em dia. 

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins