Dia D da vacinação tem 93 salas abertas neste sábado na Capital

18/08/2018 10:45
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Devem ser imunizadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que 93 salas de vacina estarão abertas neste sábado, 18, dia D da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Para facilitar a chegada até os locais de imunização, haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. O horário de vacinação em 89 locais será das 8h às 17h. Em outros quatro, administrados pelo Grupo Hospitalar Conceição, o funcionamento será das 8h às 14h. (fotos)
 
De acordo com os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, no início da manhã a cobertura vacinal era de 17,5% para poliomielite (11.409 doses) e 17% para sarampo (vacina tríplice viral), 11.178 doses.Parcial da vacinação no Dia D de mobilização deve sair às 14h e às 18h deste sábado. O número final de vacinas feitas no Dia D será conhecido na segunda-feira, 20, à tarde.O Dia D mobiliza 2 mil profissionais da Saúde em Porto Alegre.

Devem ser vacinadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo crianças que já tenham sido vacinadas contra pólio ou sarampo devem ter a situação vacinal analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS.No dia D, somente estarão nas unidades de saúde as duas vacinas da campanha – contra poliomielite e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

A campanha começou em todo o país em 6 de agosto e tem prosseguimento até o dia 31. A intenção do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária indicada. Em Porto Alegre, são 65.181 crianças de acordo com a estimativa do órgão federal. Os 95% de meta, na Capital, correspondem a 61,9 mil crianças.

Confira a lista das US abertas no Dia D.

 

Elisandra Borba