Dia D de vacinação terá 94 unidades de saúde abertas na Capital

16/08/2018 16:56
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Sábado de vacinação será de passe livre nos ônibus

A Secretaria Municipal de Saúde manterá 94 salas de vacina abertas neste sábado, 18, dia D da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Para facilitar a chegada até os locais de imunização, haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. O horário de vacinação em 90 locais será das 8h às 17h. Em quatro deles, administrados pelo Grupo Hospitalar Conceição, o funcionamento será das 8h às 14h.

Devem ser vacinadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo crianças que já tenham sido vacinadas contra pólio ou sarampo devem ter a situação vacinal analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS.

No dia D, somente estarão disponíveis nas unidades de saúde as duas vacinas da campanha – contra poliomielite e a tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

A campanha começou em todo o país em 6 de agosto. A intenção do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária indicada. Em Porto Alegre, são 65.181 crianças de acordo com a estimativa do órgão federal.  Os 95% de meta, na Capital,  correspondem a 62 mil crianças.

Segundo dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de imunizações (SIPNI), ferramenta do Ministério da Saúde utilizada para o registro das doses, até esta quinta-feira, 16, a cobertura é de 9,3% para poliomielite e 9,1% para sarampo.

Saiba quais são as 94 US abertas 

 

Elisandra Borba