Dia D: Porto Alegre aplica mais de 9 mil doses de vacina contra gripe

06/05/2023 17:06
Pedro Piegas / PMPA
Sa√ļde
Prefeito Sebasti√£o Melo visitou a Unidade de Sa√ļde Santa Marta e recebeu a vacina

Entre o in√≠cio da manh√£ e as 14h deste s√°bado, 6, Dia D de vacina√ß√£o contra influenza (gripe) na Capital, um total de 9.317 doses de vacinas foi aplicado em pessoas que comp√Ķem os grupos priorit√°rios elencados pelo Minist√©rio da Sa√ļde para serem imunizados.

A vacina√ß√£o ocorreu em 114 unidades de sa√ļde municipais. Os dados s√£o parciais. Os n√ļmeros finais ser√£o divulgados pela Secretaria Municipal de Sa√ļde nesta segunda-feira, 8. O prefeito Sebasti√£o Melo visitou a Unidade de Sa√ļde Santa Marta neste s√°bado e recebeu a vacina.¬†

Tamb√©m foram administradas 4.140 doses de vacinas contra Covid-19. O detalhamento das doses ‚Äď se esquema prim√°rio, refor√ßo ou vacina bivalente ‚Äď, al√©m de dados referentes √† atualiza√ß√£o de cadernetas de vacina√ß√£o das vacinas de rotina do calend√°rio oficial ser√£o divulgados nesta segunda-feira, 8.

Gripe ‚Äď A campanha de vacina√ß√£o contra gripe prossegue at√© 31 de maio para os grupos priorit√°rios em todas as unidades de sa√ļde da SMS: idosos, crian√ßas de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, pu√©rperas, trabalhadores da sa√ļde, povos ind√≠genas e quilombolas, trabalhadores do transporte p√ļblico, funcion√°rios do sistema prisional, professores.

A vacina oferecida pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) protege contra os v√≠rus influenza A H3N2 e H1N1 e B. Depois de aplicada, a vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necess√°rio. ‚ÄúPortanto, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criar√° os anticorpos que v√£o garantir a prote√ß√£o contra a gripe‚ÄĚ, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do N√ļcleo de Imuniza√ß√Ķes Zona Sul da SMS.

Patrícia Coelho