Dia Internacional da Mulher motiva evento e ações de saúde

08/03/2022 16:18
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Na US Viçosa, foram realizadas sessões de reiki, cromoterapia e orientações de prevenção

Diversas unidades de saúde promovem ações especiais voltadas às mulheres durante o mês de março. Nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, as atividades incluíram encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, palestras e orientações de prevenção. 

Na Unidade de Saúde Viçosa, também foram realizadas sessões de reiki e cromoterapia, avaliação odontológica, orientações de prevenção e atualização do calendário vacinal. Atividades semelhantes ocorreram na Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro, Vila Ipiranga e Cristal, nesta última voltada à prevenção do câncer de colo uterino, que continuam ao longo do mês. Já a Clínica da Família IAPI desenvolveu a técnica da arte da pintura do ventre materno com gestantes, decoração da sala de espera e coleta de citopatológico.

Evento – Neste sábado, 12, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove evento especial no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e os 250 anos de Porto Alegre. A programação inclui alongamento e atividades físicas, dançaterapia, massagem, vacinação contra Covid-19, exposição de plantas medicinais, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, verificação da pressão arterial e glicose, além de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis. Em caso de chuva, a programação será transferida para local coberto.

Confira outras atividades da semana:

- Dias 10 e 11/03

  • US Modelo, das 8h às 17h: ação preventiva de sala de espera abordando assuntos de interesse, com foco na violência contra a mulher e ações de prevenção combinadas de infecções sexualmente transmissíveis.

- Dia 12/03

  • Evento Comemorando o Bem-estar das Mulheres - Parque Farroupilha, das 9h às 16h: alongamento e atividades físicas, dançaterapia, massagem, vacinação contra Covid-19, plantas medicinais, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, verificação da pressão arterial e glicose, testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis.
  • US Santa Fé, das 8h às 17h: coleta de citopatológico, encaminhamento para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização de carteira de vacinas e de cadastro territorial.
  • US Santa Maria, das 8h às 17h: coleta de citopatológico, encaminhamento para mamografia, testes rápidos, atualização de carteira de vacinas e de cadastro territorial.
  • US Jenor Jarros, das 8h às 12h e das 13h às 17h: evento para coleta de citopatológico e mamografia.

Veja o endereço das unidades na lista de postos de saúde.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins