Diagnóstico de doenças raras é destaque no Dia do Teste do Pezinho

06/06/2023 08:40

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta terça-feira, 6, a ideia é chamar a atenção dos pais para a importância do exame, que está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. A coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem trazer sequelas para toda a vida. Para eficácia do resultado, o exame deve ser feito de três a cinco dias do nascimento.

Hoje, o teste pelo Sistema Único de Saúde oferece o diagnóstico de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Está em avaliação a ampliação gradativa para outras doenças, o que depende de normatização do Ministério da Saúde e governo do Estado.

Referência - No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas funciona o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul (SRTN), que integra a Política Estadual de Triagem Neonatal. O serviço é responsável pela triagem e busca ativa de bebês com alguma suspeita de doença, consulta com equipe multiprofissional especializada para acolhimento e confirmação diagnóstica, exames complementares e tratamento por toda a vida.

Junho Lilás - Para reforçar a importância do diagnóstico no prazo correto, é realizada a campanha Junho Lilás. Nesta terça-feira, 6, às 13h30, serão realizadas palestras sobre o papel do SRTN no diagnóstico precoce e no atendimento de doenças raras e o papel da genética e do geneticista na triagem neonatal. O evento será no auditório do hospital, no 8º andar.

Quando fazer o teste do pezinho?
Entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

Onde fazer?
É realizado gratuitamente nas unidades de saúde de referência da gestante.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Serviço de Referência em Triagem Neonatal - 22 anos
Ambulatório de consultas e acompanhamento: 5º andar, bloco C
Avenida Independência, 661, esquina rua Garibaldi - Porto Alegre

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes