Dieta saudável é tema de encontro pelo Dia Mundial da Alimentação

17/10/2024 13:22

A dieta de pessoas com fenilcetonúria foi tema de encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 17, alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). A programação é voltada a pacientes de fenil e familiares, profissionais, residentes e estagiários do hospital. O evento contou com transmissão pelo YouTube da Secretaria Municipal de Saúde.

Em formato de roda de conversa, foi destacado o que é fenilcetonúria e a importância do tratamento alimentar, dicas de refeições rápidas e trocas saudáveis, como preferir arroz integral ao invés do branco e temperos feitos em casa. O público participou com a troca de experiências e esclareceu dúvidas.

A dieta de pessoas com fenilcetonúria não pode conter alimentos ricos em proteína, como carne, ovos, leites e derivados, milho, farinha de trigo, centeio, cevada, aveia, leguminosas como feijão, lentilha, soja e ervilha, por exemplo. Também é necessária a suplementação com uma fórmula de aminoácidos sem fenilalanina e enriquecida com vitaminas e minerais para dar o aporte proteico, chamada de PKU.

Fenilcetonúria - É uma doença genética rara na qual as crianças não conseguem desmanchar a fenilalanina, uma substância existente no sangue. Se não for diagnosticada no recém-nascido, a substância se acumula no organismo, especialmente no cérebro, levando à deficiência mental, que pode ser evitada com o diagnóstico precoce no teste do pezinho. O tratamento inclui dieta rigorosa, restrita em proteínas.

A programação foi organizada pelo Ambulatório de Fenilcetonúria do HMIPV. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro com base em quatro pilares: melhor nutrição, produção, ambiente e qualidade de vida. O objetivo é garantir uma alimentação segura, nutritiva e acessível a todos.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins