Encontro de profissionais marca início de campanha para prevenção ao câncer bucal

25/04/2024 13:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário Fernando Ritter participou da abertura da programação

Trezentos e quarenta profissionais da área de odontologia que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na manhã desta quinta-feira, 25, de capacitação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O encontro ocorreu no Auditório Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com transmissão on-line pelo canal youtube.com/@projetomaiovermelho.

A programação marca o início da Campanha Maio Vermelho, mês de luta contra a doença, realizado em parceria com Governo do Estado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Telessaúde/RS, com apoio da UFCSPA. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participou da abertura do evento, que teve apresentação da Banda Comunitária da UFCSPA.

“Precisamos conhecer os fatores de risco da doença, que envolvem especialmente questões relacionadas ao fumo e ao consumo de bebidas alcoólicas”, destaca Ritter, reforçando a importância das capacitações. “Devemos estimular a troca de ideias, tendo a convicção de que somos um grupo atuando em prol da saúde bucal e do diagnóstico precoce do câncer e de outras doenças”, enfatizou, ao reforçar que o conhecimento se multiplique junto às equipes. 

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e outras partes da boca, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca.  É o 8º tipo de câncer mais frequente no Rio Grande do Sul e o 6º mais incidente em homens e está entre as lesões malignas mais prevalentes no mundo. “Ações de prevenção e intervenção precoce são essenciais, e qualificar os profissionais no atendimento à população faz parte do papel da secretaria”, avalia a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Monica Hermann. 

Campanha - O projeto Maio Vermelho é um conjunto de iniciativas de conscientização voltadas à prevenção do câncer de boca. A ideia é promover ações educativas a pacientes e profissionais, com foco nos fatores de risco da doença e importância de exames periódicos. 

A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha orienta quanto à prevenção e cessação do tabagismo, principal fator de risco para a doença, além de oportunizar exames à população para detecção precoce de lesões malignas. 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça