Entidades setoriais da Saúde vacinam 6.281 profissionais neste sábado

06/02/2021 20:42
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Trabalho deste sábado também foi realizado por equipes volantes da Saúde

Um total de 6.281 profissionais de saúde foi vacinado neste sábado, 6, no mutirão que mobilizou entidades setoriais como Cremers, Simers, Amrigs, Conselho e Associação de Odontologia e conselhos de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia. As vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford foram cedidas às entidades pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O balanço é parcial. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretaria trabalha no planejamento da vacinação e deve divulgar informações sobre locais de atendimento no decorrer da semana

O trabalho do sábado também foi realizado por equipes volantes da SMS. De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde da secretaria, Luciane Beiró, foram 418 pessoas de grupos contemplados pelas chamadas do Serviço 156/Ouvidoria da prefeitura, em especial idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência (ILPI) e cuidadores. O trabalho contou com profissionais de quatro gerências distritais e apoio de acadêmicos da Uniritter, Unisinos e Ufrgs, além de técnicos de enfermagem da secretaria. 

Luciane Beiró destacou a importância da parceria para o êxito das ações. Os trabalhos contaram com o apoio do Exército Brasileiro, Brigada Militar e Guarda Municipal. “Oito enfermeiras da SMS acompanharam a vacinação do início ao final dos trabalhos. Na Amrigs, que concentrou o maior número de profissionais a serem vacinados, o exército montou uma tenda e disponibilizou vacinadores”, enfatizou a diretora da SMS. Além disso, o Mc Donald’s ofereceu lanches para os trabalhadores, todos voluntários. 

Nas duas ações, o número de vacinados soma 6.699 neste sábado. 

O número de vacinas aplicadas no mutirão e pelas equipes volantes será registrado pelos serviços vacinadores e computado no vacinômetro mantido pela Prefeitura de Porto Alegre. De acordo com os dados da ferramenta, atualizados às 22h dessa sexta-feira, 5, o número de doses aplicadas chega a 55.715 – 40.095 profissionais da saúde; 14.460 idosos acamados, pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos residentes em ILPI e 1.038 indígenas e quilombolas. 

No início da próxima semana, a SMS deve receber nova remessa de vacinas Coronavac. Serão 35.230 doses. Esse quantitativo será administrado em profissionais de saúde, idosos acamados e em ILPI e, também, em idosos com mais de 85 anos. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha no planejamento da vacinação e deve divulgar informações detalhadas sobre locais de atendimento no decorrer da semana.

  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil