Equipe da unidade móvel de saúde é capacitada no programa Acesso Mais Seguro
Profissionais que atuam na Unidade Móvel de Saúde participaram nesta sexta-feira, 18, de reunião e oficinas visando à capacitação no programa Acesso Mais Seguro (AMS). O encontro, promovido pela prefeitura em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), aconteceu no centro administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, das 8h às 17h.
O AMS é uma metodologia de gestão de riscos desenvolvida e adaptada pelo CICV, cujo objetivo é prevenir, reduzir e atenuar as consequências da violência armada para trabalhadores e usuários dos serviços públicos essenciais no Brasil.
Conforme a assessora técnica do programa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Liliane Santos, a ideia é criar processos pedagógicos de educação no trabalho, com a produção de conhecimento e de estratégias no enfrentamento à violência. “Na capacitação, a equipe da unidade móvel aprende a avaliar e gerenciar o risco de cada situação. Assim é possível adotar comportamentos mais seguros”, destaca
No Brasil, o Programa Acesso Mais Seguro está presente em seis estados, um deles é no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania.
Gilmar Martins