Equipes de saúde recebem certificação na metodologia Acesso Mais Seguro

14/12/2022 15:00
Eduardo Ely/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Iniciativa é uma parceria do Comitê Internacional da Cruz Vermelha com a prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou, nesta quarta-feira, 14, o certificado de participação na oficina Acesso Mais Seguro a profissionais de 17 serviços. Durante cinco meses, equipes de 13 unidades de saúde, três centros de atenção psicossocial e da unidade móvel receberam capacitação. A iniciativa é uma parceria do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) com a prefeitura para desenvolver metodologias e protocolos de atuação, a fim de reduzir a exposição dos trabalhadores e dos equipamentos à violência armada.

A entrega ocorreu no auditório da sede, localizada na avenida João Pessoa. A diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, ressaltou a participação em seminário realizado no mês de novembro, em Bogotá, na Colômbia. “Porto Alegre é um exemplo de sucesso na implantação da metodologia e representou as demais cidades do Brasil na capital colombiana”, afirmou. 

Entre os diferenciais da cidade está a oferta de apoio psicológico a quem passa por uma situação de violência. “Na capital gaúcha, a capacitação é levada a todos os profissionais das unidades de saúde, e decreto municipal torna o Acesso Mais Seguro uma política pública.”

O AMS é experiência prática para estimular que se crie a cultura do cuidado, adotando comportamentos e condutas mais seguras no dia a dia. A ideia é criar processos pedagógicos de educação no trabalho, com a produção de conhecimento e de estratégias no enfrentamento à violência.

A coordenadora do projeto na SMS, psicóloga Fernanda Kerbes, destacou a ênfase junto às equipes para intensificar as notificações na plataforma digital, no intuito de qualificar os dados de classificação de risco. A SMS conta com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Grupo Hospitalar Conceição, além das instituições contratualizadas para atendimento nas unidades de saúde: Rede Divina Providência, Santa Casa de Misericórdia e Associação Vila Nova.

No Brasil, o programa Acesso Mais Seguro está presente em sete cidades. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania. Em 2020, foi instituído como política pública no município.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes