Equipes de saúde são reconhecidas em certificação do Acesso Mais Seguro

01/09/2023 16:28
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Capacitação é realizada pela prefeitura em parceria o Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Profissionais de 31 serviços de saúde da Capital receberam, na tarde desta sexta-feira, 1º, a certificação na metodologia Acesso Mais Seguro. A entrega ocorreu no auditório do Centro de Saúde Murialdo e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e demais coordenadorias.

A capacitação é realizada pela prefeitura em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e busca estimular a criação da cultura do cuidado, adotando comportamentos e condutas mais seguras no dia a dia dos serviços de saúde. No conceito do Acesso Mais Seguro, os profissionais buscam estimular processos pedagógicos de educação no trabalho, com a produção de conhecimento e de estratégias no enfrentamento à violência.

A coordenadora responsável pela política na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernanda Kerbes, destaca este um momento ímpar em que a saúde da Capital trabalha para uma permanente atualização dos planos. “É um trabalho ininterrupto em que estamos sempre formando profissionais, atualizando, revisando as situações do território e tornando mais pessoas conhecedoras da metodologia e voltadas para noção de comportamentos mais seguros no dia a dia”, pontuou. “Que a gente possa levar para os nossos serviços, discutirmos com as equipes e fazermos uso responsável da ferramenta se necessário”, complementou a diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz.  

Ritter contextualizou a vinda do Acesso Mais Seguro para Porto Alegre, que tem atuação desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da SMS, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e que, em 2020, foi instituído como política pública no município. “Todos vocês são profissionais da saúde e vamos tratar de trabalharmos com empatia em primeiro lugar seguido da organização dos processos de trabalho a partir de questões técnicas”, finalizou.  

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil