Evento leva ações de saúde e integração a 300 idosos
Cerca de 300 idosos participam nesta sexta-feira, 14, de atividades do 60+ com Qualidade de Vida e Autonomia, que ocorre no Instituto Mont’Serrat, bairro Navegantes. Entre as ações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece vacinação contra gripe e Covid-19, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, palestras e orientações para uma vida mais saudável.
Maria Alvina Vitorino, 63 anos, aproveitou para saber mais a respeito de doenças sexualmente transmissíveis. “As palestras são ótimas, e fazer os testes também. Acho que é muito bom saber sobre todas as doenças”, disse a aposentada. O evento contou com palestras de temas como impacto e prevalência da hepatite C crônica na população idosa e mitos e verdades sobre o envelhecimento saudável.
A programação faz parte do Mês do Idoso, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso (Comui) e secretarias municipais. Além das ações de saúde, foram realizadas atividades lúdicas, recreativas, de lazer, teatro, dança, contação de histórias e mostra fotográfica. A ideia é estimular a interação entre o público-alvo, educadores, oficineiros e técnicos sociais, propiciando momentos de troca, conhecimento e fortalecimento de vínculos.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23% da população de Porto Alegre é composta por idosos, 344.274 pessoas. De 2010 para 2020, a expectativa de vida subiu em 2,8 anos, o que indica que a população idosa tende a aumentar nos próximos anos.
Lissandra Mendonça