Exame de espirometria volta a ser oferecido na rede municipal

30/06/2022 11:24
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Com os dois equipamentos em operação, a capacidade de oferta atual será de 280 exames por mês

Após um período de dois anos, o Ambulatório de Especialidades do IAPI retomou, nesta semana, o exame de espirometria para pacientes com problemas respiratórios. A oferta havia sido interrompida em todo o país, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, seja de pacientes, seja de profissionais necessários para realização do exame.

A partir desta semana, o exame está sendo oferecido no Ambulatório de Especialidades do IAPI, e até 10 de julho um novo espirômetro começará a ser operado no Ambulatório de Especialidades do Centro de Saúde Santa Marta.

Com os dois equipamentos em operação, a capacidade de oferta atual será de 280 exames por mês. “A intenção é dobrar essa capacidade até o final do mês de julho”, destaca a  coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Cláudia Reck.

A espirometria é um exame essencial para o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias e para o monitoramento e acompanhamento de pacientes com DPOC e asma. Com ele também será possível acompanhar sequelas em pacientes que tiveram Covid-19.

Na rede municipal, o serviço volta a ser oferecido após a capacitação dos profissionais que atuam nos ambulatórios de especialidades do IAPI e Santa Marta.

O serviço não é oferecido aos pacientes por demanda espontânea, ou seja, a solicitação deve ser feita por médicos das unidades de saúde ou especialistas. “A requisição poderá ser feita por médicos da Atenção Primária à Saúde já na primeira consulta, facilitando o acesso dos pacientes ao exame que é tão necessário para o tratamento das doenças respiratórias”, enfatiza Cláudia Reck.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil