Exames de mamografia podem ser solicitados via WhatsApp na Capital

08/10/2021 09:00

Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa. 

O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos.  

Nessa quinta-feira, 7, o assunto foi destaque na primeira live da programação especial do mês, com a participação da primeira-dama Valéria Leopoldino, da mastologista Maira Caleffi (Imama) e do secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta. Transmitida no youtube.com/saudepoa, a live foi conduzida pela diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, com a contribuição da ginecologista Luciana Campos e da psicóloga Rosa Vilarino, da área de Saúde da Mulher, acompanhadas da enfermeira Sandra Gonçalves, que atua na Diretoria de Vigilância em Saúde. 

Além dos exames preventivos, como mamografia e citopatológico, para identificar o câncer de colo uterino, foram destacadas três atitudes que podem contribuir na qualidade de vida e evitar o câncer: manter uma alimentação saudável e o controle do peso, fazer atividades físicas regulares, como caminhadas, e evitar o consumo de álcool em excesso. Segundo Luciana, o consumo de bebida alcoólica aumentou entre as mulheres durante a pandemia de Covid-19.   

Ecografia mamária – A secretaria está organizando mutirão com duração de seis meses para oferecer 50 ecografias diárias. O objetivo é reduzir a fila de espera para ecografia mamária, que é de 15 mil exames. O atendimento será no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Programação de lives Outubro Rosa:
Dia 14/10 - Impacto psicológico no diagnóstico do câncer de mama, às 18h (Instagram)
Dia 21/10 - Desafios no tratamento do câncer de mama, às 18h (Instagram) 
Dia 28/10 - Recuperação e o pós-câncer, às 18h (Instagram) 

Saiba mais:

Outubro Rosa: Saúde terá programação especial para tratar de prevenção

Vanessa Conte

Andrea Brasil