Exercícios físicos passam a fazer parte da rotina das unidades de saúde

16/05/2023 14:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Grupo inclui idosos e pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade

Alimentação saudável, exercícios físicos e netos por perto. Essa é a receita que o casal de aposentados Vilmar e Marlene Jacques leva à risca para manter a qualidade de vida. Moradores do bairro Rubem Berta, eles aderiram à ginástica na Unidade de Saúde Ramos para começar bem o dia e espantar o frio, com o acompanhamento de profissionais de educação física. O trabalho é realizado nos demais postos de saúde de Porto Alegre.

“É muito bom colocar o corpo em movimento, dá mais disposição e vontade de fazer as coisas”, diz Vilmar, 67 anos. Com a idade, chegou também a dor no ciático. Já dona Marlene, 66, administra alguns sintomas do mal de Parkinson. “Preciso me movimentar para estimular o corpo, ainda faço hidroginástica, que ajuda muito a evitar a rigidez”, conta ela.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vilmar e a esposa aderiram às aulas em frente à unidade de saúde

O grupo do qual participam inclui outros idosos e pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Pela primeira vez na Capital, profissionais de educação física têm um olhar voltado às especificidades desse público no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ações como esta fortalecem o cuidado multiprofissional da atenção primária e auxiliam na mudança do estilo de vida", avalia a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. São 16 profissionais de educação física, quatro por coordenadoria de saúde, além de oito enfermeiras, que trabalham em parceria para atender os objetivos do projeto.

Conforme a gerente do projeto, enfermeira Jessica Lima, a ideia também é reduzir o impacto pós-pandemia de Covid-19 nessa população, considerando possíveis limitações em decorrência da doença. “Serão realizadas avaliações periódicas, fortalecendo o cuidado em saúde”, completa. O acompanhamento inclui atividades em grupo, aconselhamentos individuais, palestras e visitas a moradores junto com agentes comunitários de saúde.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil